Como fotografar carros:Dicas para vender mais e depressa | Academia Carvalho at work | Funchal

Como fotografar carros:Dicas para vender mais e depressa

Escolha o lado melhor do seu carro

Antes de o fazer deve lavar e encerar o carro. Se o fizer poderá disfarçar as manchas e até os riscos que só o vão penalizar na sua venda. Caso o veículo tinha alguns riscos ou mesmo uma batida não deve fotografar desse ângulo para a imagem de capa.
Mas embora não fotografe essa parte do veículo, deve descrever no anúncio ou até mostrar numa fotografia mais em baixo que o carro tem esses defeitos, para depois não ser acusado de desonestidade. O objetivo da primeira fotografia é que esta atraia possíveis compradores.                                                                            

Melhor hora para tirar fotografia

Outra das dicas de como fotografar carros é escolher a hora ideal para tirar “a melhor foto”. Deve fotografar o carro à luz do dia logo depois do nascer do sol ou pouco antes do pôr do sol, pois a luminosidade vai tornar o carro mais atraente para o comprador.

Localização

Uma das regras de ouro de como fotografar carros é que nunca o faça na rua onde habita ou na sua garagem. Não vai querer que nada seja uma distração daquilo que quer realmente vender: o seu carro.

Se a rua estiver com outros carros por perto ou muito suja, a primeira coisa que vai chamar a atenção é, provavelmente, a desordem envolvente. E no caso das garagens, todos sabemos que nem sempre é possível que estas estejam muito arrumadas. Portanto, tente encontrar fundos simples e sem quaisquer distração.

Equipamento a utilizar para fazer a melhor foto

A escolha do equipamento também é importante. Desaconselhamos que escolha um smartphone, a não ser que este tenha as configurações de uma boa câmara. Depois de definido o local e a hora em que vai fotografar, veja se tem o equipamento apropriado para evitar reflexos indesejados na superfície do veículo. Antes de começar acerte as configurações básicas da câmara. Aconselhamos o uso de um filtro polarizador circular, que é um elemento fundamental no controlo da luz.

Este tipo de filtros é muito utilizado para controlar o encadeamento e a luz, e pode ajudar a saturar as cores. Assim, quando estiver a olhar para o visor de câmara fotográfica digital deve girar o filtro até que a maioria dos reflexos desapareçam. O ideal é ter também um tripé, pois não corre o risco de tremer quando tira as fotos. É aconselhável uma lente com uma maior distância focal, pois irá reduzir a distorção na imagem pretendida.

Como tirar as melhores fotografias dos carros

Depois do local e equipamento escolhido convém saber como deve tirar a foto. Sugerimos que fotografe em formato RAW, que encontra nas definições da câmara fotográfica digital. Ao utilizar este tipo de formato, a imagem fica guardada como se fosse o negativo, gerando uma imagem limpa no momento da captura, podendo, no entanto, ajustar com maior precisão as cores e a nitidez.

Quando for para disparar deve posicionar a câmara ao nível do farol do carro. Ao fotografar dessa perspetiva, o carro vai parecer imponente e até atraente, mesmo que seja um carro tradicional. Deve também optar por tirar uma fotografia de cima do carro, pois irá conseguir um ângulo único, no qual é possível ver a parte lateral e traseira. Se quiser colocar no site de venda de carros fotografias de outros ângulos do veículo, não se esqueça de manter a distância da câmara ao nível dos faróis.

Plano de fundo

Esteja certo de que seu plano de fundo combine com seu carro e com o tema da fotografia. Evite objetos no plano de fundo que possam distrair o olhar do espectador. Esses objetos podem ser latas de lixo, cabos de energia e outros veículos… Todos eles podem acabar com a sua fotografia e com o destaque do seu objeto principal.

Panning para motion blur

Uma maneira interessante de dar movimento para sua fotografia de carro e ficar parado em frente a uma rodovia e deixar os carros passarem para fazer o panning. Siga o carro com a sua lente em uma ação suave e ajuste a velocidade do obturador a 125/segundo.

A cor do carro

Todos os tipos de tinta reagem de maneira diferente, em diferentes horas do dia, com uma luz diferente. Muitas cores não podem estar em contato com a luz do sol direta, mas outras cores funcionam muito bem com a iluminação incidida diretamente. Assim sendo, o ideal é fazer alguns testes com diferentes iluminações, com diferentes intensidades e ângulos e veja qual é o melhor para o seu objeto.
Voltar para o blogue