Dicas de fotografia para barbeiros | Academia Carvalho at Work | Funchal

Dicas de fotografia para barbeiros

Se as fotos da sua barbearia ou salão não forem fantásticas, pode estar a perder novos clientes e dinheiro. As pessoas entram na internet para encontrar novos profissionais, e não estão apenas à procura de boas avaliações. Eles procuram fotos de clientes satisfeitos com cabelos bonitos. Se quiser fazer o seu negócio ser incrível, precisa de investir em fotografias decentes. Siga estas dicas de fotografia para salões de beleza e barbearias para dar ao seu negócio uma vantagem sobre a concorrência.

  • Invista em iluminação

Nada irá melhorar mais as suas fotografias do que uma boa iluminação. Duas luzes são ideais: uma para iluminar o rosto do seu cliente e outra para iluminar o cabelo. Se comprar apenas uma luz, escolha uma luz circular. Existem várias marcas no mercado, mas se estiver realmente com um orçamento apertado, existe também um suporte de luz para o seu smartphone.

  • Luz de fundo no cabelo

Para realçar a cor, forma e textura do cabelo (especialmente penteados longos), coloque uma luz de fundo no seu cliente. Isto pode ser feito colocando uma luz logo acima e atrás da pessoa. Se não tem uma luz circular, pode iluminar o cliente com qualquer fonte de luz, como as luzes de um espelho de maquilhagem ou até a luz natural da sua janela. Mas lembre-se: se estiver a iluminar o cabelo, também precisa iluminar a pessoa pela frente, caso contrário, vai criar uma sombra no rosto e prejudicará o resultado final.

  • A luz natural é sua amiga

Se o seu salão de beleza ou barbearia tiver uma boa luz natural, aproveite. Se isso não acontecer, não tenha vergonha de pedir ao seu cliente que saia para tirar uma foto. A luz solar funciona muito bem. Apenas evite a luz solar direta e intensa.

  • Fotografe os melhores ângulos

Captar os ângulos certos irá melhorar drasticamente as suas fotos. Normalmente quer evitar fotografar clientes que não são fotogénicos. Lembre-se: quer que pareça uma fotografia de moda, não como uma foto de prisão. Um dos melhores ângulos para retratos é chamado de três quartos (ou ¾). Para criar um retrato assim, fotografe num ângulo que mostre um lado do rosto da pessoa mais do que o outro, até que não possa mais ver o ouvido do outro lado. Se fotografar por trás, pode utilizar a mesma regra dos três quartos, apenas ao contrário.

  • Mostre apenas o seu melhor trabalho

Compartilhar ótimos cortes nas redes sociais é sempre uma boa ideia. Compartilhar os maus pode arruinar a sua reputação. Partilhe apenas os looks mais interessantes que sabe que novos clientes podem querer para si mesmo.

  • Tome atenção ao fundo

Um dos maiores erros que as pessoas cometem é ignorar o plano de fundo. Se a sua loja parece desarrumada no fundo, as pessoas podem pensar que não é o melhor lugar para cortar o seu cabelo. Ninguém quer gastar o seu tempo (e dinheiro) num lugar que está uma zona. Então arrume primeiro.

  • Um pouco de Photoshop é bom (mas não exagere)

Não há nada de errado em retocar as suas imagens – todos os fotógrafos profissionais fazem isso. Mas algumas pessoas abusam. A fotografia adequada deve ser uma representação precisa do seu trabalho, não um truque. Ao retocar imagens, atente-se a coisas como aumentar a saturação (especialmente ao exibir um trabalho de tingimento colorido), melhorar a iluminação e apagar borbulhas dos rostos (os seus clientes irão apreciar especialmente isso).

  • Contrate um profissional para captar imagens importantes

As suas imagens permanentes são as imagens na sua redes social e não precisa atualizar. Estas são frequentemente as primeiras imagens que os novos clientes irão encontrar da sua empresa, por isso precisam de ser excelentes. Para isso, geralmente é melhor contratar um profissional. Certifique-se de que o fotógrafo registe o exterior e o interior do seu espaço, os retratos dos funcionários no trabalho, os produtos que vende e as imagens dos clientes que têm um melhor visual.

  • A prática leva à perfeição.

Passou anos aprender a sua profissão, por isso não espere ser um profissional em fotografia da noite para o dia. A boa notícia é que não precisa ser profissional – basta fazer melhor do que sua concorrência. Fotografe todos os dias, preste especial atenção às imagens que gostou e repita o que fez para obter essas fotos.

 

Voltar para o blogue