Dicas para fotografia publicitária

Dicas para fotografia publicitária

Certamente já ouviu falar em fotografia publicitária! A verdade é que há imagens que ficam na memória e despertam emoções! E este é apenas um dos motivos para a fotografia publicitária ser um dos conteúdos visuais essenciais numa campanha de marketing.

Já reparou que o conteúdo mais utilizado para captar atenção do público nas redes sociais é o conteúdo visual? Pois bem, é um facto que não deixa margem para dúvidas da sua importância.

O que é fotografia publicitária?

A fotografia publicitária é um dos elementos que constitui os conteúdos de uma campanha, para além do texto e dos CTA (call-to-action). As fotos ajudam a chamar a atenção e a atrair os clientes. Assim, ao tirar uma fotografia com o objetivo de divulgar um produto ou o serviço, na prática já está a produzir uma fotografia publicitária.

Existem diferentes tipos de fotografias, de acordo com o objetivo ou necessidade do negócio. Podem ser:

  • artística;
  • científica;
  • educativa;
  • jornalística;
  • entre outras.

Ao contrário das fotografias artísticas e jornalísticas, que dependem do exacto momento em que são tiradas, as fotografias publicitárias exigem um planeamento.

A fotografia comercial, mais do que o momento, exige um conhecimento mais profundo da empresa, nomeadamente, identificar o público-alvo, o posicionamento da empresa, os objetivos da campanha.

Dicas para melhorar as suas fotografias

Depois de apresentada a definição e alguns exemplos, partilhamos algumas dicas que vão ajudar a melhorar a sua fotografia comercial. 

1. Faça um bom briefing

O briefing consiste num documento que reúne algumas informações e orientações sobre a marca, o produto ou o serviço. Estes dados são essenciais para desenvolver a sua foto publicitária.

O que deve contemplar o briefing?

  • Descrição da sua empresa;
  • Objetivos da campanha;
  • Público-alvo da campanha;
  • Apresentação das características do produto a ser promovido
  • Canais de comunicação onde vai ser divulgada a fotografia publicitária;

Quanto mais conhecimento e informação obtiver mais fácil será para o fotógrafo aproximar-se do objetivo.

2. Planeie a produção da fotografia publicitária

Tenha em atenção a iluminação, o cenário, se é no interior ou no exterior, o clima e as personagens. Analise os objetivos da campanha e qual a importância destes elementos para o resultado final da fotografia.

3. Execute o plano

Cumpra todos os pontos que foram definidos no planeamento e implemente as ações previstas.

Dica importante: durante a sessão de fotos lembre-se da identidade visual da empresa, nomeadamente das cores, formas, tipografia, etc.

Estes detalhes fazem muita diferença no reconhecimento e na fidelização do público, e desta forma, é mais fácil associar a marca à fotografia publicitária da campanha que está a desenvolver.

 4. Selecione as fotos e comece o trabalho de pós-produção

Agora que já tem algumas fotos tiradas, faça a seleção das melhores, tendo em conta os fatores que referimos acima, como os objetivos, o público-alvo, etc.

É também nesta fase são incluídos todos os outros conteúdos visuais: slogans, logotipo e tratamento fotográfico (montagens, cores, filtros, pontos de luz, entre outros).

Com estes ajustes é possível dar destaque ao que é essencial para que a sua campanha seja um sucesso!

 

Lembre-se: uma boa fotografia publicitária fica na memória das pessoas e desperta emoções. Aproveite a sua campanha publicitária para inspirar as pessoas que o rodeiam!

Voltar para o blogue