SAIBA O QUE DEVE FAZER ANTES DE COMPRAR UMA MÁQUINA FOTOGRÁFICA

Para perceber qual a melhor máquina para si é importante que defina quais são as suas necessidades. Precisa de uma máquina fotográfica para fotografar todos os dias ou casualmente? Que tipo de fotografias irá tirar? Prefere uma máquina onde é mais fácil tirar fotos e indicada para iniciados em fotografia ou uma máquina onde é necessário ter alguma experiência em fotografia e aconselhada para utilizadores intermediados e avançados?

favpng_fujifilm-x-pro2-mirrorless-interchangeable-lens-camera-富士.png

DEFINA O QUE PRECISA

 

Para perceber qual a melhor máquina para si é importante que defina quais são as suas necessidades. Precisa de uma máquina fotográfica para fotografar todos os dias ou casualmente? Que tipo de fotografias irá tirar? Prefere uma máquina onde é mais fácil tirar fotos e indicada para iniciados em fotografia ou uma máquina onde é necessário ter alguma experiência em fotografia e aconselhada para utilizadores intermediados e avançados? Por existirem variadas diferenças entre os modelos existentes este passo é bastante importante antes de escolher uma máquina que se adequa ao que procura.

 

 

 COMPACTA 

São as mais pequenas e leves. Ideais para transportar e para quem pretende simplicidade. Podem ser mais desportivas ou mais avançadas mas os ajustes automáticos estão garantidos num único clique. São indicadas para utilizadores iniciados em fotografia.

SUPER ZOOM

Tal como o nome indica o zoom é a principal vantagem desta tipologia. Representam um compromisso entre um corpo compacto e uma objetiva com um superzoom. São indicadas para utilizadores intermédios.

MIRRORLESS

Ao contrário de uma DSLR, que utiliza um espelho para refletir a luz num visor, as câmaras mirrorless (por vezes conhecidas como câmaras compactas) não contêm um espelho ou um visor ótico, o que as torna geralmente mais pequenas do que as DSLR.

REFLEX

As inúmeras opções de regulação manual, troca de objetivas e flashes permitem adaptar a máquina a cada momento. São indicadas para os verdadeiros amantes da fotografia e por isso para utilizadores avançados.

QUAL A RESOLUÇÃO QUE PRETENDE

 

A resolução de uma máquina fotográfica mede-se em megapixéis (MP). Quantos mais megapixéis, melhor a qualidade de impressão das suas fotografias. Atualmente um máquina fotográfica com um resolução de 8 megapixéis já garante uma impressão de qualidade. Porém, apesar de a resolução ser importante deve pensar na quantidade de fotos que vai imprimir e em que tipo de formatos. Se vai optar por imprimir fotografias num formato normal, uma resolução média (entre os 11 e os 13 megapixéis) é mais do que suficiente. Já se pretende imprimir as suas imagens em formatos maiores, deve assegurar que a sua máquina oferece uma boa resolução de imagem.

A FUNÇÃO DE VÍDEO É IMPORTANTE PARA SI?

 

Quase todas as máquinas fotográficas garantem gravação de vídeo. Normalmente é garantido gravação em HD nas máquinas compactas. Já para máquinas fotográficas com capacidade superior é possível garantir gravação em 1080p ou até gravação em Full HD 4K. Tendo isto em conta, e se pretende uma máquina fotográfica que ofereça também uma boa qualidade de gravação deve verificar esta característica na máquina que está a pensar levar para casa.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS QUE DEVE CONSIDERAR

 

Atualmente, as máquinas fotográficas oferecem uma grande variedade de características que podem influenciar a sua escolha. A auto focagem e o zoom são dois pontos que deve considerar se procura uma boa qualidade nas fotos que espera tirar. O peso da máquina pode também determinar a sua escolha: as máquinas compactas são mais leves que as reflex e algumas superzoom. É o peso da máquina que vai determinar a sua mobilidade e o local onde a pode guardar, pelo que se pretende uma máquina fácil de transportar também deve considerar esta hipótese.